clique aqui

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Onde tudo começou

Olá!
Antes de tomar a decisão pela cirurgia, olhei alguns blogs relacionados, e senti a necessidade de criar meu próprio blog para contar a minha saga com e sem os joanetes, com o objetivo de ajudar pessoas que estão na mesma situação, e que estão temerosas quanto a decisão da cirurgia e através da minha experiência buscar encorajá-las.Vou tentar contar com detalhes o que vivi, e espero ajudar de alguma forma!
Tenho um problema bem comum, a famosa hallux valgus, mais conhecida popularmente como joanete. Por um detalhe, meu caso não é igual ao da maioria das mulheres, que geralmente desenvolvem joanetes por mal uso de calçados (sapatos de bico fino, apertados, etc) mas, o meu caso é desenvolvido ainda na infância, quando o pé ainda está em desenvolvimento, por isso a medicina classifica como hallux valgus juvenil.
Pois bem, durante muito tempo vi meus lindos pezinhos se transformarem em pés esteticamente não muito "bonitinhos", além de causar algumas dores, não muito frequentes, mas que incomodavam, também geraram calosidades nos outros dedos o que os tornavam mais "lindos" ainda...
Usar sapatos altos se tornou algo quase insuportável, a não ser que não precisasse andar muito com eles, e ficasse sentada, eles não me incomodariam. Sapatos de bico fino, há muito que não os vejo!
Em 2002 aos vinte anos, resolvi buscar ajuda, e procurei um ortopedista, ele me indicou o tratamento cirúrgico, mas como paleativo, me recomendou usar um aparelho noturno, que conforme me explicou não resolve o problema, mas impede seu progresso. Também resolvi, por conta própria, comprar um separador de dedos que se vende em lojas ortopédicas;usava dentro de sapatos fechados, e até causava um certo alívio, pois diminuia a pressão do meu peso nos dedos e joanete.

Aparelho Noturno

Corretivo para joanete em silicone

Mas, com todos esses cuidados, ou não, pois em vez em quando usava saltos altos, o que todo ortopedista condenaria nesses casos, mas enfim, nada adiantou, e o problema continuava...

23 comentários:

  1. Olá Ursula,
    Parabéns pela cirurgia!
    Pretendo fazer a cirurgia mas de redução de dedos, você conhece algum ortopedista que faz?
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana, essa é uma decisão que exige busca de informações, isso acredito que já estás fazendo, lendo este e outros blogs. Vê a experiência de outras pessoas que fizeram a cirurgia, nos ajuda na tomada da decisão. Eu me operei com Dr. César Nucci, aqui em Natal, no link ao lado, que leva o nome dele, já leva você direto ao site. Boa sorte para você!

      Excluir
    2. Olá, Tenho 22 anos, mas pelo que eu me lembre, parece que meu problema começou a se desenvolver na adolescência, quando eu usava tênis apertados para ir ao colégio. Meu problema parece que é igual ao seu, não é genético e eu não uso salto alto e nem sapatos de bico fino =/ Fui a um ortopedista e ele me indicou o corretivo de joanete(acabei de comprar), não me disse desse aparelho noturno. E que também só indica a cirurgia se caso eu sentir muita dor, mas só que o meu dedo está doendo(apenas 1), e eu quero acabar com esse sofrimento logo. Vou tentar conversar com ele, para ver se faço essa cirurgia nas férias da faculdade.

      Excluir
    3. Ola Nathane, olha,pela minha experiência, se o pé não te incomoda ou não causa dor, o único benefício que você terá é estético, mas mesmo assim, não fica perfeito, como se você nunca tivesse tido joanetes, mas se dói, como você está dizendo, a cirurgia é muito bem vinda, porque ninguém merece sentir dor... Mas, lembre-se, muita gente acha que depois da cirurgia pode usar salto, e não é bem assim, há certas limitações. Para mim, como uso salto esporadicamente, não faz muita diferença, mas em relação ao mais, para mim não houve perdas, eu corro, pratico esporte e não sinto nenhuma dor depois da cirurgia. Boa sorte na sua decisão!

      Excluir
  2. Bom dia, Ursula!
    Como foi a recuperação da cirurgia? Em quanto tempo vc voltou a andar, correr, etc.?
    Bj, Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Flávia, minha recuperação foi tranquila, em relação a dores, tudo suportável. O tempo de recuperação é lento, mas varia de caso a caso, no meu caso, que coloquei 14 parafusos e duas placas (calma!Parece assustador mas, não é!) Eu precisei de 15 dias para andar com a bota robofoot com auxílio de muletas, com 30 dias já estava andando só apoiada na bota, e após 45 dias, só com a sandalinha, mas andando normalmente, só depois de 3 meses é que pude retomar a academia, mas, sem colocar muita força no pé. Não sei quando exatamente retomei a corrida, mas tem mais de um ano que corro e malho e não sinto nenhuma dor. Até mais!

      Excluir
    2. Ursula, vc acha que apos a cirurgia, tem alguma possibilidade de voltar ??? o medico disse-me que existe essa hipotese,porem,nunca mais como antes, pode voltar a ter uma pequena calosidade,pois os pinos,placas e parafusos,alem da quebra de 3 partes do osso (para reposisiona-los)impedira sua volta.....eu fiz essa cirurgia..mas as vezes ficou sismado que ta voltando.

      Excluir
    3. Ursula, vc acha que apos a cirurgia, tem alguma possibilidade de voltar ??? o medico disse-me que existe essa hipotese,porem,nunca mais como antes, pode voltar a ter uma pequena calosidade,pois os pinos,placas e parafusos,alem da quebra de 3 partes do osso (para reposisiona-los)impedira sua volta.....eu fiz essa cirurgia..mas as vezes ficou sismado que ta voltando.

      Excluir
    4. Ola Osmar! Sempre existe a possibilidade de voltar, meu médico me alertou sobre isso. Mas, isso vai depender de um conjunto de fatores, tipo de calçado que você usa e da reação do seu corpo, em resumo. Nas primeiras semanas, quando vai desinchando dá a impressão de que o pé está voltando ao estágio anterior, mas, na verdade o osso vai se acomodando (nas minhas palavras). Bom, posso te dizer, fique tranquilo, sei que no início, só o fato de andar, jà dà a impressão de que o problema está voltando, mas com o tempo você vai ganhar confiança e logo estará correndo sem culpa na consciência. ..haha. Boa sorte!

      Excluir
    5. Meu nome é Cristiane, moro em Belo Horizonte (MG). Há anos sofro com o indesejável joanete, hallux valgus, no pé direito. Amo salto alto fino e sapatos de bico fino, mas será necessário reavaliar este apurado gosto.
      Fiz a cirurgia com o Dr. Rodrigo Garcia Vieira, no hospital Life Center em 01/04/16. Tive alta dia 02/04/16. Confesso que não senti dores conforme imaginava, pois sempre ouvia comentários horrorosos a respeito desta cirurgia. Não sei se a gente vai envelhecendo e ficando mais resistente ou as técnicas cirúrgicas vão se aperfeiçoando, sei que não posso me queixar de dores, com as bênçãos de Deus, pois não a senti.
      Do dia 01/04 a 06/04 tomava 2 tipos de analgésicos alternados, de 6 em 6 horas, antes mesmo de começar a sentir algum incômodo, nem deixava a dor chegar. Estava com o pé totalmente enfaixado.
      No dia 06/04 fui ao hospital ortopédico para a troca de curativo e a colocação da sandália ortopédica para deambulação (Baruk). Auxiliada pelas 2 muletas, pois até a consulta, não poderia colocar o pé no chão.
      A partir deste dia, não ingeri mais os analgésicos. Conforme os dias iam passando, achei melhor o uso de 1 muleta apenas. Por determinação médica, o uso das muletas são importantes, mas me adaptei melhor apenas com 1.
      Quarta feira, dia 20/04 retorno ao médico para a retirada dos pontos.
      Confesso que até o momento a parte mais chata de todo este processo é a morosidade da recuperação e a dependência de alguém que tenha disponibilidade para te ajudar, nas atividades mais fáceis do dia a dia. Ainda não vi o resultado final, pois o pé ainda está enfaixado e inchado mas volto para contar as evoluções bem como indicar a cirurgia a todos.
      Espero que minha experiência seja útil para vc, leitor.
      Sucesso e ótima recuperação a todos nós!
      Obrigada!

      Excluir
    6. Obrigada por seu comentàrio Cristiane Siqueira, e bom saber que existem muitos casos de sucesso com esse tipo de cirurgia, eu tambem posso dizer que tive exelentes resultados, e apos quatro anos, o meu pe continua sem dor e com o mesmo aspecto de antes. Sucesso pra voce, e que sua resuperacao seja fantastica. Obrigada

      Excluir
  3. Como eu sei qual o tamanho de corretivo que usa entre os dedos devo comprar? Vi que tem o p,m e g. Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisele! Então, geralmente vem na embalagem a identificação do tamanho, e as lojas também dão orientação pra você, no meu caso, usei o M porque calço 37, daí esse era o mais adequado pra mim.Obrigada pelo comentário também!

      Excluir
  4. Ah sim! Super obrigada pela informação! Vou tentar comprar em uma loja então, em vez de pela internet! Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi. URSULA L EU DEPOIS DE 8 ANOS QUE FIZ UMA CIRURGIA DE TORNOZELO DIREITO EU SOFRI UM ACIDENTE E COMO FICAVA DE PÉ EU SOBRECARREGUEI A PERNA ESQUERDA E APARECEU O FAMIGERADO JOANETE. ESTÁ SÓ NO INICIO. EU NÃO GOSTARIA DE OPERAR NÃO. ESTOU EVITANDO SALTO ALTO QUE GOSTO MUITO. GOSTARIA DE SABER SE A ANESTESIA É GERAL OU LOCAL. CHEGA DE SOFRIMENTO. FIQUEI QUASE UM ANO SEM ANDAR NORMALMENTE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizabeth, então, a minha cirurgia não foi tão simples e exigiu a raquidiana, mas, depende de cada caso, mas cheque com seu médico. Mas, boa sorte na sua decisão! Abraços! !!

      Excluir
  6. Oi Ursula gostaria de comprar um desses corretivos..mas são tantos e não entendo a diferença de cada um deles.. optei por usar um corretivo não gostaria de fazer cirurgia.Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Olá Nadir, realmente tenho que concordar, tem diversas opções no mercado que fica até difícil escolher. Eu só conheço duas opções, o corretor noturno, e o de silicone para usar dentro do sapato. Bom, o primeiro vai depender muito da idade da pessoa, eu começei a usar quando eu tinha uns 22 anos, ou seja, o desenvolvimento dos ossos já estava estacionado, portanto não houveram resultados, isso também ocorreu com o separador de dedos de silicone. Mas, ambos me ajudaram para aliviar a tensão, dor e cansaço, nesse quesito, os corretivos fez muita diferença. Mas, não sou perita no assunto, apenas estou compartilhando minha experiência e os resultados dela. Para fazer a escolha certa, só mesmo na consulta com seu médico. Sucesso na sua procura. Abraços! !!

    ResponderExcluir
  8. Olá Úrsula sofro muito com dores no halux os dois por sinal. A diferença dele e dos demais dedos é enorme. Todos os sapatos que uso me incomodam. Tenho muita vontade de fazer a cirurgia não por estética pois hs me acostumei com eles não São bonitos, mas o que me incomoda São as dores. Irei ao ortope dista e quem sabe consiga fazer a cirurgia parabéns pela sua atitude. Fico muito orgulhosa.

    ResponderExcluir
  9. Olá Úrsula sofro muito com dores no halux os dois por sinal. A diferença dele e dos demais dedos é enorme. Todos os sapatos que uso me incomodam. Tenho muita vontade de fazer a cirurgia não por estética pois hs me acostumei com eles não São bonitos, mas o que me incomoda São as dores. Irei ao ortope dista e quem sabe consiga fazer a cirurgia parabéns pela sua atitude. Fico muito orgulhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luci pelo comentario. Realmente e uma decisao dificil, mas acredito que o primeiro mais importante passo voce tomou, procurar informacao. Espero que de tudo certo pra voce! Obrigada! (ps. desculpa a falta de acentos, o teclado nao e brasieliro, rs)

      Excluir
  10. Boa tarde Ursula! Gostei demais das informações que você dispôs aqui. Tenho joanete com indicação cirurgica, só não tinha nenhuma referência médica no RN. Vi aqui que você fez em Natal, poderia me passar o contato do médico (Dr. César) que fez sua cirurgia?

    ResponderExcluir

clique aqui