clique aqui

terça-feira, 15 de maio de 2012

No hospital

Eu fui operada no Hospital da Unimed em Natal (Hospital próprio do convênio Unimed Natal). A cirurgia estava marcada para o dia 02 de maio; o médico pediu para que chegasse ao meio dia, estava com os exames em mãos, e jejum total de 8 horas (minha última refeição foi às 22 horas da noite anterior apenas comida leve, e até as 5 horas da manhã, tomei apenas água e suco sem leite) fiz o procedimento de check-in (internação) e subi para o apartamento, pouco tempo depois a equipe me chamou para ir ao centro cirúrgico. Chegando lá, foi feito a checagem dos sinais vitais (pressão arterial e temperatura) e logo em seguida foi injetado soro na veia. A anestesista aplicou a sedação, para após aplicar a raquianestesia na coluna, entre as vértebras. Como eu já estava sedada, não vi nem senti nenhum dos momentos que se seguiram, só me lembro de começar a recitar mentalmente o salmo 91, e então acordar com o pé enfaixado, ainda na sala de cirurgia! Passei uma noite tranquila e sem dores, recebi medicamentos (antibiótico, analgésico e anti-inflamatório) durante a internação e no dia seguinte já estava de alta! O médico me fez algumas recomendações como, ficar deitada para evitar dores de cabeça, o que é comum após a raquianestesia e com o pé erguido a noventa graus, para evitar o inchaço. Os medicamentos que ele receitou foi apenas um anti-inflamatório no qual tomei por 10 dias e um analgésico para dor que deveria tomar por cinco dias. Recomendou também tomar muito líquido durante esse período. Antes de me operar consultei uma nutricionista e ela me falou que a ingestão de alimentos que contenham vitamina C ajudavam muito na cicatrização (EX:. Acerola, laranja, hortaliças, etc).
Tala gessada
Ainda no hospital, senti as dificuldades que teria no aspecto de locomoção. Pois mesmo com apenas um dos pés operado, teria de ter o máximo de cuidado para não cair e me machucar. Para tanto, assim que saí do hospital, providenciei muletas, mas que apenas usaria para me locomover dentro de casa e para necessidades básicas, ao menos na primeira semana.

Um comentário:

  1. Olá, também como vc tenho este problema e gostaria de ter certeza do método antes de decidir.
    Em algum momento, foi cogitado fazer anestesia com bloqueio apenas na área do pé?
    Pois o risco cirurgico é menor e a cirurgia mais rápida.

    ResponderExcluir

clique aqui